Imagem de destaque DOSE DE REFORÇO NA SAÚDE - Novas UPAs vão desafogar atendimento nas redes de urgências e emergências

DOSE DE REFORÇO NA SAÚDE - Novas UPAs vão desafogar atendimento nas redes de urgências e emergências

09/05/2025 - 13:02 | atualizado em 09/05/2025 - 13:04
SECOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Divulgação

Estão em andamento as obras de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que deverão contribuir para sanar a demanda na rede de urgências e emergências, desafogando os hospitais da cidade.

As novas unidades estão sendo construídas pela Prefeitura de Montes Claros nos bairros Independência (região leste) e Alice Maia (região norte). Com o muro finalizado, as unidades recebem nesta semana obras de fundação do terreno e para levantamento das paredes. Com um investimento de mais de R$ 16 milhões, as novas UPAs irão funcionar 24 horas por dia, com um atendimento intermediário entre as unidades básicas de saúde e a rede hospitalar.

As unidades deverão beneficiar mais diretamente bairros como Independência, Acácias, Jardim Primavera, Carmelo, Monte Carmelo, Camilo Prates, Alice Maia, Renascença, Alcides Rabelo, Vila Exposição, Santa Cecília, entre outros.

A concretização das obras vai representar um reforço para a atual UPA do bairro Chiquinho Guimarães, bem como para o Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros.

OUTRAS OBRAS – A Prefeitura de Montes Claros está investindo pesado para reforçar os atendimentos de Saúde na cidade. Estão em andamento as obras de construção de seis novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), dois CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) e um Centro Municipal de Fisioterapia.