Imagem de destaque DOENÇAS INFECCIOSAS E RESPIRATÓRIAS - Prefeitura vai ampliar leitos na cidade para garantir a saúde da população

DOENÇAS INFECCIOSAS E RESPIRATÓRIAS - Prefeitura vai ampliar leitos na cidade para garantir a saúde da população

27/05/2025 - 12:47
SECOM | Texto: SECOM | Fotos: FreePik

Devido ao aumento alarmante dos casos de doenças infecciosas virais e da síndrome respiratória aguda, verificado em várias regiões do país, inclusive em Minas, a Prefeitura de Montes Claros, através do Decreto Municipal nº 5.002, de 12 de maio de 2025, decretou situação de emergência em saúde pública para fins de prevenção e acompanhamento dos pacientes.

Desta forma ficou declarada, por 180 dias, a situação de emergência em Saúde Pública no âmbito do Município, autorizando a adoção de medidas administrativas excepcionais para o acompanhamento da situação.

Uma das medidas que fazem parte do plano de ação da Prefeitura é a ampliação do número de leitos hospitalares na cidade, com a utilização de recursos municipais, estaduais e federais.  

Já foi solicitada, por parte do Município, a contratação de 10 leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa e mais 20 no Hospital das Clínicas Mário Ribeiro, além de 10 leitos de suporte ventilatório e outros 20 leitos clínicos, no mesmo hospital. A solicitação foi encaminhada para a Superintendência Estadual de Saúde de Minas Gerais e para o Ministério da Saúde, e a Prefeitura aguarda o andamento do processo.