No dia 31 de maio se celebra o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Para celebrar a data, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância em Saúde, Atenção Primária e CEREST/VISAT), está promovendo uma programação especial, alusiva ao tema. As atividades começaram nessa quarta, 31, com atividades educativas nas unidades básicas de Saúde.
A programação segue no dia 1º de junho, com uma "Capacitação para Médicos da Atenção Primária em Saúde na Abordagem e Tratamento ao Fumante", que será realizada na UNIFIPMOC, das 13h30 às 17h30.
As atividades se encerram dia 2 de junho, com uma ação de Saúde na quadra poliesportiva do Vera Cruz, a partir das 8 horas.
FUMO - O tabagismo é considerado uma doença crônica, gerada pela dependência de nicotina (droga presente em qualquer derivado do tabaco, como cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, narguilé, cigarro eletrônico, entre outros).
Estima-se que a epidemia global de tabaco mate quase 6 milhões de pessoas por ano. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes). Se não houver consciência, estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025