Imagem de destaque DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO - Prefeitura oferece atendimento gratuito para as pessoas que estão no espectro

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO - Prefeitura oferece atendimento gratuito para as pessoas que estão no espectro

03/04/2023 - 14:52
ASCOM | Texto: SMS | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

O “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, celebrado em 2 de abril, tem como propósito difundir informações e conscientizar a sociedade sobre os estigmas que existem em relação às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A data pede reflexão e diálogo sobre o tema.

Nesta perspectiva de unir esforços e protagonizar defesas, a Prefeitura de Montes Claros, através do Serviço de Referência Especializado em Reabilitação da Deficiência Intelectual (SERDI), realiza o atendimento e acompanhamento gratuito às pessoas com TEA.

A adesão inicial é realizada por meio da Unidade Básica de Saúde, que direciona a demanda à Junta Reguladora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (JR), responsável pela regulação e promoção do acesso aos serviços de reabilitação intelectual.

A equipe estabelece e regula fluxos assistenciais, auxilia e articula os componentes para construção da rede de atenção à saúde, desenvolve estratégias que viabilizem a educação permanente entre os pontos da rede e promove a intersetorialização das ações, com o propósito de inclusão da pessoa com autismo.

TEA

Sintomas:
De acordo com o quadro clínico, os sintomas podem ser divididos em 3 grupos:
– Ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;
– O paciente é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;
– Domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite levar a vida próxima do normal.

Tratamento:
O tratamento é realizado pela equipe multiprofissional, composta por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível participação dos pais ou cuidadores.

Os serviços de referência em Reabilitação Intelectual que realizam o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Montes Claros são: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE; Centro Pedagógico Capelo Gaivota; e a Fundação Clarice Albuquerque - Escola Vovó Clarice. Para mais informações: 2211-4337.