Imagem de destaque DIA DE SAÚDE - Ação da Prefeitura levou serviços de saúde aos servidores

DIA DE SAÚDE - Ação da Prefeitura levou serviços de saúde aos servidores

26/05/2023 - 15:10
ASCOM | Texto: Attilio Faggi Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Nessa sexta-feira, 26, a Prefeitura de Montes Claros realizou uma ação, no prédio-sede do Executivo, com o intuito de levar até o servidor municipal diversos serviços de saúde e orientações de especialistas para melhorar sua qualidade de vida. A iniciativa teve início às 8 horas da manhã, no hall da Prefeitura Central, graças à parceria entre as secretarias municipais de Saúde, através do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), e Planejamento e Gestão, via Coordenadoria de Segurança do Trabalho e Atenção à Saúde.

O evento, que recebeu o nome de “Mobilização Mensal em Prol da Saúde do Trabalhador”, disponibilizou serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e teste rápido para sífilis, além da distribuição de panfletos e orientações em alusão à passagem do Dia Mundial Sem Tabaco, que é comemorado em 31 de maio. O Vacimóvel também esteve presente e os servidores puderam se imunizar contra influenza, meningite C, bivalente de Covid-19, hepatite B e tétano.

Por volta das 10 horas da manhã a enfermeira Joelice Lima já havia orientado mais de 50 pessoas que haviam realizado a medição de sua pressão arterial. Destas, apenas duas haviam apresentado um quadro de hipertensão, conforme padrão adotado pelo Ministério da Saúde, e foram orientadas devidamente.

O coordenador de Telecentro Fábio Alves, 43, foi um dos servidores que aproveitou a manhã para medir sua pressão arterial e atualizar seu cartão de vacina, com doses de imunizantes contra a influenza e a bivalente da Covid-19. O atendente José Domingos Ribeiro Dias, 56, também utilizou a estrutura disponibilizada para medir sua pressão, considerada dentro da normalidade. Ele elogiou a ação do Município, que considerou propícia para aqueles servidores que trabalham o dia inteiro. “É uma iniciativa excelente e que ajuda a prevenir”, afirmou, se referindo à importância do diagnóstico precoce de doenças, que pode evitar episódios como infarto e acidente vascular cerebral, duas das maiores causas de morte entre os brasileiros.