Imagem de destaque COVID-19 - Vigilância Sanitária de Montes Claros realiza webconferência com representantes de farmácias e drogarias

COVID-19 - Vigilância Sanitária de Montes Claros realiza webconferência com representantes de farmácias e drogarias

15/05/2020 - 16:12
ASCOM | Texto: Vigilância Sanitária

Na manhã desta quinta-feira, 14, a Gerência de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Montes Claros realizou uma webconferência com os proprietários e responsáveis técnicos de farmácias e drogarias da cidade. O assunto debatido foi a autorização, em caráter excepcional e temporário, para a realização de testes rápidos de anticorpos do novo coronavírus.

A ação segue o alerta feito pela ANVISA e pelo Ministério da Saúde que observou a necessidade de sistematização da rotina de realização dos testes, a fim de garantir a segurança e proteção dos profissionais envolvidos e dos demais clientes que estiverem no estabelecimento no momento da prestação deste serviço farmacêutico.

Estiveram presentes na webconferência a diretora de Vigilância em Saúde, Lucimar Cristina Maia Pimenta, a médica Cláudia Rocha Biscotto, a gerente de Vigilância Epidemiológica, Mara Ribeiro, e o Gerente de Vigilância Sanitária, Sinvaldo Pereira da Silva.

Na oportunidade, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde alertaram os proprietários de farmácias sobre a importância dos estabelecimentos funcionarem como uma extensão da  Vigilância Sanitária, informando todos os resultados dos testes (positivos e negativos) através de sistema informatizado (E-sus), e preenchendo e enviando as fichas de notificação compulsória, além de fornecer aos pacientes a declaração dos serviços farmacêuticos prestados e o laudo com o resultado do teste.

O farmacêutico e autoridade sanitária Luis Ruas esclareceu os requisitos sanitários mínimos a serem cumpridos pelos estabelecimentos com relação à área privativa, equipamentos de proteção individual que devem ser utilizados pelos profissionais e autorizações necessárias.

A webconferência é uma das estratégias da Secretaria Municipal de Saúde para alinhar com o setor regulado as normatizações publicadas para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus. Serão realizadas inspeções nos estabelecimentos para acompanhar a realização dos testes.