O Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde divulgou seu relatório mensal de atividades referente ao mês de abril. O CCZ, em sua sede no bairro Santa Lúcia II, atende a população com três formas de serviços referentes a animais: Manejo Populacional de Cães e Gatos (MPCG); Programa de Controle de Leishmaniose (PCL) e Canil.
Em abril de 2025, o CCZ realizou, dentro do serviço de MPCG, 117 procedimentos como esterilização cirúrgica (foram 55 em cães e 62 em gatos). Todos os animais também receberam a vacina antirrábica e os cães ainda receberam um microchip de identificação. Dos animais atendidos, 41 foram recolhidos de residências ou instituições particulares e 76 foram levados ao CCZ pelos tutores ou por entidades parceiras.
Seguindo o que estabelece a Lei Municipal nº 4.697, de 18 de março de 2014, que define a necessidade de exames de prova e contraprova, ou laudo médico que condene o animal,136 cães foram atendidos dentro do Programa de Controle da Leishmaniose sendo que 8 foram eutanasiados, os outros não tiveram a doença identificada ou aguardam o resultado do exame.
Em abril, 83 animais, entre cães e gatos, deram entrada no Canil, levados pelos seus tutores, pelo Corpo de Bombeiros, ou recolhidos nas ruas. Mais informações sobre os serviços prestados pelo CCZ podem ser obtidas na conta do Instagram do CCZ (@ccz.moc) ou pelo telefone 2211-4400.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025