A Prefeitura de Montes Claros recebeu doações de medicamentos e equipamentos de proteção individual das empresas Novo Nordisk, Hipolabor, Eurofarma e Disfarmoc – Distribuidora de Materiais Hospitalares. A ação das empresas tem por objetivo auxiliar os hospitais com pacientes internados em UTIs, principalmente os que estão com COVID-19.
Dulce Pimenta, secretária municipal de Saúde de Montes Claros, explica que “esses medicamentos estão em falta no mercado e, atualmente, estamos usando dez vezes sua quantidade normal, para anestesia e sedação dos pacientes quando eles estão fazendo o uso de respirador. Estamos mobilizando parceiros, empresas e indústrias que possam estar fazendo a aquisição no mercado nacional ou internacional ou mesmo aqueles que tenham esses medicamentos e que possam doar para a assistência aos pacientes que estão na forma moderada ou grave da doença”.
A doação acontece através de parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que articulou com as empresas. Edilson Torquato, secretário de Desenvolvimento Econômico, destaca que a ação é fundamental: “a doação desses remédios acontece em um momento de urgência. Agradecemos as empresas que aderiram a essa parceria, que vai contribuir significativamente com a saúde da nossa cidade”.
Entre os medicamentos doados, estão o injetável Cloridrato de Midazolam, indicado para sedação de pacientes em unidades de terapia intensiva; o Citrato de Fentanila, para uso como agente anestésico único com oxigênio em determinados pacientes de alto risco; e Cloridato de Tramadol, que é indicado para alívio de dores moderadas, graves, agudas, subagudas e crônicas. O primeiro lote de medicamentos doados já foi entregue na Secretaria de Saúde de Montes Claros, que está coordenando a distribuição entre os hospitais.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025