Dando sequência aos bons resultados obtidos nas avaliações de desempenho na área da Saúde, Montes Claros foi considerada, entre as cidades com mais de 400 mil habitantes, a melhor na Atenção Primária em Minas Gerais, e a segunda melhor no país. Os dados são do programa Previne Brasil, do Governo Federal.
Foram avaliados sete indicadores, focados na saúde preventiva:
- Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas;
- Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;.
- Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
- Proporção de mulheres com coleta de citopatológico (exame papanicolau);
- Proporção de crianças de um ano de idade vacinadas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e poliomielite inativada;
- Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre;
- Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
Vale lembrar que a cidade apareceu com destaque em um outro levantamento realizado no ano passado, que atestou que Montes Claros tem o maior percentual do Brasil (98%) de população cadastrada nas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) (https://portal.montesclaros.mg.gov.br/noticia/saude/montes-claros-e-numero-1-no-brasil-em-cobertura-da-saude-da-familia). Um outro levantamento, de 2021, colocou Montes Claros como a quinta melhor Saúde do país, entre os 100 maiores municípios do país (https://portal.montesclaros.mg.gov.br/noticia/saude/indice-de-desafios-da-gestao-municipal-montes-claros-aparece-como-a-5-melhor-saude-entre-os-100-maiores-municipios-brasileiros).
Tudo isso demonstra que a Administração Municipal tem investido pesado para levar os cuidados necessários àqueles que mais precisam, e compreende que o melhor momento para cuidar da saúde é antes da doença chegar.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025