A Campanha Agosto Verde visa conscientizar a população sobre a necessidade da adoção de práticas para a prevenção da leishmaniose (calazar), doença infecciosa causada por um protozoário do gênero Leishmania que é transmitida através da picada de um inseto (Lutzomyia longipalpis), popularmente conhecido por mosquito-palha.
Assim, nessa quinta-feira, 31, aconteceu um evento, na Praça Dr. Carlos, com a intenção de chamar a atenção da população para a doença. Realizado pelo setor de Orientação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses, em parceria com outros departamentos da Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa disponibilizou diversos serviços para a população que passava pela praça, que é o ponto de mais movimentado de Montes Claros.
Desta forma, estavam disponíveis os serviços do Vacimóvel e do Consultório Odontológico Móvel, aferição de pressão e teste de glicemia, doação de mudas e o exame capaz de detectar a leishmaniose através da raspagem das feridas características provocadas pela doença em humanos.
Mas as ações do Agosto Verde não se resumem ao que aconteceu nessa quinta. Durante todo o mês, os servidores do setor de Orientação em Saúde do CCZ realizaram palestras e rodas de conversa em escolas de ensino fundamental e médio e em unidades do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de passeatas, como a que partiu das imediações da Escola Estadual Gonçalves Chaves na manhã de quinta para conscientizar a população sobre essa doença, que pode matar tanto pessoas como animais, principalmente cães.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025